São Roque: 44 anos do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
No dia 10 de fevereiro de 1980, há 44 anos, nas dependências do Colégio Sion, na capital paulista, sindicalistas, intelectuais que lutaram contra a Ditadura Civil-Militar, lideranças de bairros populares e das comunidades eclesiais de base fundaram aquele que se tornaria o maior partido político de esquerda do Ocidente: o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, o PT, protagonista inconteste da vida política brasileira nas últimas 4 décadas.
Constituído na perspectiva de ser a voz de quem não tem voz, rapidamente o PT conquistou espaço nos parlamentos estaduais e nacional. Já na década de 1980, as primeiras vitórias para governos de capitais, com destaque para a prefeitura de São Paulo, com Luiza Erundina. De lá para cá, centenas de cidades foram governadas pelo jeito petista de ser, com ênfase para a participação popular, ações sociais e políticas públicas. O partido tornou-se, assim, na principal força política do campo democrático, chegando, a partir de 2003, à presidência da república.
Nos 13 anos dos governos petistas (Lula e Dilma Rousseff, nesta interrompido por um golpe jurídico-parlamentar que abriu o caminho para um governo proto-fascista), assistimos: aumento significativo no valor do salário-mínimo com os reajustes sempre acima da inflação; redução do desemprego (em 2014 chegou a 4,8%); programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Na educação, criação do PROUNI, reservando vagas nas faculdades privadas para a população desprovida de recursos materiais; expansão nas vagas das universidades públicas; criação dos Institutos Federais; aprovação da lei do FUNDEB, garantindo mais dinheiro para a Educação Básica; instituição do piso salarial dos professores e professoras e aprovação do sistema de cotas sociais e raciais para ingressar nas universidades públicas. Destinou mais recursos para o SUS e criou o programa Mais Médicos. Também espalhou obras estruturais pelo país afora por meio do PAC 1 e 2. Ou seja, o PT mudou a cara do Brasil combinando desenvolvimento da nação e melhora das condições de vida da classe trabalhadora.
Hoje o PT reúne em sua militância, em seus filiados e suas lideranças toda a diversidade da sociedade brasileira — homens e mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, brancos, negros e indígenas, LGBT+, pessoas com deficiência, de jovens a idosos. Partido de massa e popular, o PT sintetiza o Brasil.
PT em São Roque
Desde a década de 1980, o PT tem disputado as eleições em São Roque com candidatos e candidatas a vereança e prefeitura. Elegeu vereadores, com destaque para o saudoso Maurício Veterinário – até hoje a principal liderança petista da Terrinha; e vice-prefeitura com o advogado Tuto.
Lula já esteve na cidade de São Roque duas vezes (1986 e 2000) e diferentes parlamentares visitam e têm ajudado o município por meio, principalmente, de emendas parlamentares.
Os governos petistas também ajudaram em demasia o município: as placas turísticas que existem até hoje na cidade foram implantadas quando Marta Suplicy era Ministra do Turismo. O Instituto Federal no bairro Paisagem Colonial e a creche modelo do São Rafael são da época que Fernando Haddad era Ministro da Educação. Milhares de famílias são-roquenses foram beneficiadas com o programa Bolsa Família. A cidade recebeu médicos cubanos por meio do programa Mais Médicos. Estudantes da Terrinha foram beneficiados com o PROUNI e o programa Ciências sem Fronteira, indo estudar fora do país.
Com o lema de unir e reconstruir o Brasil, o terceiro mandato de Lula indica que novas conquistas duradouras logo chegarão, com garantia de condições materiais dignas, respeito e reconhecimento às diferenças, saúde e educação públicas e de qualidade e defesa ao regime democrático. São Roque e seus cidadãos e cidadãs certamente serão beneficiados.
PT São Roque