BrasilSão Roque e Região

Chumbinho visita Sorocaba atrás de projetos para São Roque

Na última quarta-feira, 31 de janeiro, Eliam Bianchi, o popular Chumbinho, esteve na cidade de Sorocaba atrás de projetos na área de meio ambiente e geração de emprego para a cidade de São Roque.

No CEAGESP/CEASA, foi recebido pela superintende Mara Mello, ex-prefeita de Araçoiaba da Serra. Mello ressaltou projetos sobre agricultura orgânica, principalmente desenvolvidos por pequenos proprietários, dentro da agricultura familiar.
Mello também lembrou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ampliou o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), viabilizando a instalação de uma escola nas imediações de São Roque.

Emprego e desenvolvimento sustentável

No mesmo dia, Chumbinho se reuniu com Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região.

A cidade de Sorocaba tem assistido, nos últimos anos, crescimento no número de empregos, inclusive no setor industrial. Soares indicou que o eixo da Castello Branco, especialmente o trecho de São Roque, pode atrair empresas da chamada Indústria Verde, que respeita o meio ambiente e adota o princípio de desenvolvimento sustentável.

Chumbinho frisou que “para o cidadão comum separar parte do orçamento para aproveitar, junto com a família e amigos, o turismo, precisa melhorar a sua renda, o seu poder de compra. Para isso, é essencial o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente”. Também lembrou que não basta ter desenvolvimento econômica para grupos externo, “é preciso criar instrumentos para que parte desta riqueza fique no próprio município de São Roque, como, por exemplo, empregando pessoas da cidade”.

Chumbinho continuará dialogando com lideranças de diferentes localidades atrás de projetos para desenvolver e melhorar a qualidade de vida do povo são-roquense.

Participaram dos encontros: o ambientalista Luan Townsend e o prof. Rogério de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *