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Prefeitura tem folga de 15 bilhões para dar aumento para servidores. Caixa segue alto e receita cresce 4,58 milhões acima do previsto

Página inicialBrasilPrefeitura tem folga de 15 bilhões para dar aumento para servidores. Caixa segue alto e receita cresce 4,58 milhões acima do previsto

 

 

A política de arrocho é segurar os reajustes salariais e deixar a inflação corroer o

 poder de compra do trabalhador e com isto, o servidor vive pior e se endivida mais.

 E no caso do servidor municipal, isto é agravado com o confisco salarial.

Em 2022, a prefeitura de São Paulo pretendia arrecadar R$ 95,88 bilhões, mas

 arrecadou R$ 100,46 bilhões ou R$ 4,58 bilhões a mais ou 4,79%.

Os relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal apontam que a despesa com 

pessoal no final de 2023 era de apenas 29,98% da receita corrente líquida e

 poderia chegar a pelo menos 51,3%. Em valores, esta diferença seria de 

R$ 17,68 bilhões para atingir o limite prudencial.

2023

valor

percentual

Receita corrente líquida

82.922.524.311

 

Despesa com pessoal

24.856.326.946

29,98%

LIMITE MÁXIMO (IX) (incisos I, II e III, art. 20 da LRF)

44.778.163.127,72

54,00%

LIMITE PRUDENCIAL (X) = (0,95 x IX) (parágrafo único do art. 22 da LRF)

42.539.254.971,33

51,30%

LIMITE DE ALERTA (XI) = (0,90 x IX) (Inciso II do § 1º do Art. 59 da LRF)

40.300.346.814,95

48,60%

variação limite de alerta

15.444.019.869,01

 

variação limite de prudencial

17.682.928.025

 

Fonte: Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal

O arrocho salarial é evidente visto que de 2019 a 2023, a receita corrente líquida 

cresceu 53% e o gasto com pessoal cresceu em valores nominais   29,77%. 

Em valores nominais a receita corrente líquida cresceu R$ 28,7 bilhões 

e o gasto com pessoal, apenas R$ 5,7 bilhão.

E isto fez com que o percentual de gasto com pessoal frente à receita corrente líquida

 retroagisse de 35,36% para 29,98% entre 2019 e 2023.

 

Receita corrente líquida

Despesa com pessoal

2023

82.922.524.311

24.856.326.946

2022

78.684.857.693

22.103.772.794

2021

68.251.140.178

20.895.893.336

2020

58.844.309.077

19.761.597.496

2019

54.166.943.979

19.154.205.068

variação 2023/2022

4.237.666.618

2.752.554.152

variação 2023/2023

5,4%

12,5%

variação 2023/2019

28.755.580.332

5.702.121.878

variação 2023/2029

53,09%

29,77%

Fonte: Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal

   
                 
                 

ANO

Percentual gasto pessoal e RCL

2023

29,98%

 

2022

29,00%

2021

30,62%

2020

33,58%

2019

35,36%

Fonte: Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal

Além do mais, no final de 2023 a prefeitura tinha R$ 30 bilhões em caixa, 

e se descontar as obrigações a pagar chegou a R$ 16,28 bilhões. Frente ao 

ano passado o caixa líquido subiu R$ 1,6 bilhões.

 

DISPONIBILIDADE DE CAIXA BRUTA

DISPONIBILIDADE DE CAIXA LÍQUIDA (Retirando às despesas a serem pagas)

2023

30.040.293.628

16.282.448.102

2022

31.382.270.053

17.734.549.450

2021

24.724.109.179

16.104.912.078

variação 2023-2021

5.316.184.449

177.536.024

variação 2023-2021

21,5%

1,1%

Fonte: Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal

O prefeito paulistano teve reajuste de 45% no seu salário e tem condições dar

 um aumento real, acima da inflação. E a prefeitura tem condições de 

incorporar os 31,8% para todos os profissionais da educação, visto que só

 receberam este valor que iniciava a carreira e os demais apenas 5%.

Lembro que no ano da eleição, 2024, existem uma série de restrições para dar

 aumento salarial e muitas vezes é somente possível repor a inflação do período.

 Em 2022, a inflação medida pelo IPCA foi 4,62%.

e ainda lembro que a dívida municipal é extremamente baixa ,o que torna  mais fácil dar aumento salarial.

A hora do aumento é até abril.

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